As primeiras referências a Oitava datam de 1988, quando começou a ser considerado como um grande complemento para um livro universitário sobre design de reator químico. A partir daí, seu desenvolvimento continuou imparável até se posicionar como um dos melhores programas matemáticos.
Alternativa de código aberto ao Matlab
Este software, na realidade, nada mais é do que um conjunto de bibliotecas destinadas a fazer programas para obter resultados numéricos, gráficos e simulações para analisar posteriormente. Para isso, o Octave inclui algumas aplicações especialmente projetadas para este fim.
Um dos aplicativos incluídos é o gnuplot,um software através do qual é possível gerar gráficos de funções e que se integra perfeitamente à linguagem de desenvolvimento proposta pela Octave.
Para executar qualquer instrução, a Octave fornece um console de sistema que permite a execução interativa ou em lote facilmente.
A linguagem de programação de Oitava é C++ e a biblioteca STL é usada, mas a verdade é que a sintaxe com que aplicativos ou cálculos são programados é muito semelhante ao MATLAB,considerado como o equivalente comercial deste software.