IBM SPSS Statistics
Certamente já ouviu falar do Big Data e de todas as informações que podem oferecer para processar grandes volumes de dados derivados de nossa atividade com dispositivos eletrônicos. Pode ser usado para isolar e identificar padrões e tendências em pesquisas com aplicação em todos os tipos de campos.
Se você está trabalhando em Big Data ou em outras áreas de análise de dados estatísticos, o IBM SPSS Statistics pode ser a escolha certa, já que é um software recomendado para profissionais estatísticos e estudantes, equipados com poderosas ferramentas de cálculo.
Aplicativo básico de análise estatística
Tem as funções necessárias para realizar uma análise do início ao fim. Permite analisar em profundidade modelos lineares (GLM) e obter conclusões efetivas,oferecendo um bom número de procedimentos de regressão e estatísticas avançadas também para modelos generalizados mistos (GLMM), modelos hierárquicos lineares (HLM), modelos lineares generalizados (GENLIN) e equações de estimativa generalizada (GEE).
Possui um sistema de módulos semelhante ao de algumas linguagens de programação, que ampliam as capacidades do sistema base. Aqui estão alguns deles:
- Modelos de regressão.
- Modelos avançados de redução de dados, classificação e testes não paramétricos.
- impasse.
- Tendências.
- Categorias.
- Análises conjuntas.
- Mapas.
- Testes precisos.
- Análise de valores perdidos.
- Amostras complexas.
- SamplePower.
- Classificação de árvores.
- Classificação de dados.
Ferramentas do IBM SPSS
Estas são as principais funções e recursos deste software:
- Ampla gama de procedimentos estatísticos para análise precisa das informações.
- Preparação de dados para análise rápida e fácil.
- Funcionalidade completa de relatórios.
- Opções de exibição poderosas.
- Suporte para todos os tipos de dados.
Ele lida principalmente com 3 tipos de . Em primeiro lugar há os dados com extensão SAV, mas também opera com arquivos SPO que são a saída com todas as informações da manipulação dos dados (com a possibilidade de serem exportados para formatos como HTML ou XLS) e os de sintaxe (SPS). Estes últimos registram todas as declarações que são executadas usando comandos SPSS.
Esta é a versão estável mais recente de um software cuja primeira iteração remonta aos anos 60 do século XX. Desde então, evoluiu enormemente em consonância com a evolução dos computadores, que melhoraram sua capacidade de computação e processamento de dados.